3 Dicas da Odontopediatria para garantir a saúde dental do seu filho

Se você está procurando um lugar confiável onde haja tratamentos de Odontopediatria em Curitiba, você está na página certa. Aqui você encontrará várias dicas importantes para garantir a saúde bucal do seu filho, favorecendo com que a Odontopediatria seja mais uma medida de prevenção e não somente de tratamento para eventuais doenças acometidas na cavidade bucal das crianças e adolescentes. Confira a seguir nossas dicas:

• É recomendável realizar a primeira consulta odontológica do seu bebê em torno do primeiro ano de idade. Com base nos conhecimentos de Odontopediatria, o profissional orientará os pais em temas diversos, como sequência e cronologia de erupção dos dentes, a importância da manutenção da primeira dentição, dieta, higiene bucal e eliminação de hábitos prejudiciais – como uso excessivo de chupeta, sucção de dedo e uso inadequado de mamadeira.

• Antes mesmo do primeiro ano, é possível a aparição de cáries. Alguns hábitos como alimentar o bebê com comida que contenha açúcar ou mel antes de dormir pode provocar o surgimento da chamada ‘cárie de mamadeira’. A Odontopediatria considera este tipo de cárie perigosa: tem uma rápida evolução, é agressiva, provoca dor e destrói os dentes recém-irrompidos em pouco tempo. Se não tratada, pode até danificar a formação dos dentes permanentes. O diagnóstico precoce é importante para evitar sua evolução, logo, aconselha-se levar seu filho ao dentista se notar a presença de pequenas lesões brancas nas superfícies dentárias. Essas lesões demonstram que a criança encontra-se em um quadro de atividade e experiência da doença cárie.

• Massagear as gengivas dos bebês após as refeições pode reduzir muito as possibilidades de doenças dentárias. Esta massagem serve tanto para limpar as gengivas quanto para acostumar ao bebê ao manuseio da boca após as refeições. Pode ser realizada com uma pequena gaze e água filtrada.

Seguindo estas dicas você estará garantindo uma boa saúde odontológica para seu filho. Porém, uma consulta pessoal com seu dentista sempre será mais esclarecedora; o ideal seria receber todas estas orientações durante a gestação, assim você aprenderá a atender mais uma das necessidades do seu filho. Que tal entrar em contato conosco para resolver todas as suas dúvidas relativas à Odontopediatria?

Comments are closed.